Ao Professor

Relatório do nosso blog:

         O objetivo geral desse blog é despertar o interesse dos moradores da região para a praça, fazendo assim com que eles voltem a frequentar o local. Atualmente, a praça está completamente abandonada, sem os cuidados necessários. É uma praça que carrega um grande valor histórico e merece ser reconhecida e não esquecida como acontece agora.
            Em nosso blog, utilizamos as cores, o conceito histórico, fotos antigas e atuais da praça, e curiosidades como forma de chamar atenção do nosso público de interesse: os moradores.
            Para a divulgação do blog, foram utilizadas as chamadas mídias sociais (Twitter, Facebook, Orkut).
            Foi realizada uma pesquisa, para entender o porquê das pessoas frequentarem a praça:

  • 1º: Homem, 27 anos - Só estava esperando sua esposa.

  • 2º: 4 senhores, entre 55 e 65 anos: Vão à praça para descansar, conversar. Reclamaram que, em Campinas, não há opção de lugares, não tem onde ir, então vão à praça. Gostam de lá porque é um lugar tranquilo. Moram no bairro, vão até lá para descansar. Reclamações: a praça não tem banheiro e é frequentada por jovens que vão até lá para fumar maconha.

  • 3º: Homem, 58 anos: Gosta da praça, pois é tranquila. Mora perto.

  • 4º: 2 homens, 30 e 33 anos: Sempre vão à praça, gostam por causa da tranquilidade e ar puro. Não moram perto. Reclamações: Muita prostituição, não dá para levar a família.

  • 5º: Homem, 54 anos: Sempre vai à praça, gosta por causa da tranquilidade e ar puro. Mora perto. Disse que de final de semana mais pessoas frequentam o local, e a noite também. Reclamações: Más condições dos bancos, e é preciso melhorar a estrutura da praça.

  • 6º: 2 homens, 29 e 30 anos: Vão à praça para descansar, no horário de almoço do serviço. Frequentam a praça desde pequenos. Reclamações: a noite é perigoso, precisa melhorar as condições dos bancos, iluminação e parquinho.

  • 7º: 2 homens, 20 e 35 anos: Vão à praça às vezes, apenas quando passam por lá, param um pouco para descansar.

  • 8º: Homem, 55 anos: Estava esperando o pessoal da greve da prefeitura. Disse que a praça não é bem vista e que a noite é mais perigosa e tem mais prostituição, por isso não dá para levar a família.

  • 9º: Homem, 68 anos: Vai à praça para descansar, disse que antigamente havia apresentações no coreto e era possível levar a família, costumava ser um ambiente agradável. Atualmente a praça está muito abandonada, há muita prostituição, violência e não é mais um ambiente familiar.
Depois de finalizada a pesquisa, percebemos que a maior parte dos frequentantes são homens, que consideram a praça perigosa,e não mais um ambiente familiar. Há prostituição e usuários de drogas em plena luz do dia.
Observando esses dados, percebemos que, a praça foi deixada sem cuidados, o que levou as famílias a pararem de frequentar, e com isso, temos o crescimento da marginalidade no local. Assim, propomos um projeto para que as famílias da região voltem a frequentar,e com isso conseguirmos a atenção da prefeitura para o local, oferecendo as melhorias necessárias,  fazendo com que o lugar volte a ser um ambiente familiar, como era antigamente.